PEÇA: A Semente

Pesquisador

Editora: OBCOM
E-mail: obcom@usp.br

A Semente, de Gianfrancesco Guarnieri, é uma peça que retrata o cotidiano de militantes operários de uma fábrica de São Paulo, e como suas relações com o trabalho afeta os outros aspectos de suas vidas. A peça foi vetada alguns dias antes de sua estreia, em 1961, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, devido a sua, nas palavras dos censores, “intenção de demolir o regime democrática brasileiro”, e, mesmo que o veto tenha sido revogado após um curto período de tempo, sua influência sob o modo como a peça é vista hoje em dia é considerável. O processo que levou ao veto da peça está disponível no Arquivo Miroel Silveira (AMS), vinculado à Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e possui peculiaridades, discutidas nesse trabalho, quando comparado aos outros seis mil cento e dezesseis arquivos presentes no Arquivo.