Quarto de Empregada e Roberto Freire: análise do processo de censura paulista

Pesquisador

Editora: OBCOM
E-mail: obcom@usp.br

Este relatório contém análises a respeito do processo de censura da obra Quarto de Empregada de Roberto Freire presente no Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Esta pesquisa faz parte de um projeto realizado no Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM - ECA/USP) em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC - SP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e busca analisar, recuperar e resgatar peças de teatro vetadas pela censura do Estado de São Paulo entre 1932 e 1966. O objetivo desta análise é mostrar a partir de recortes de jornais e revistas do ano de 1958, qual foi a repercussão midiática do processo de censura em São Paulo, o seu impacto na sociedade paulista e quais as consequências da censura para a obra.