“Nunca pensei que esses documentos existissem... Nunca pensei que tudo ficasse arquivado! É bom saber que essa história pode ser contada. Porque a censura sempre existiu, mas não da mesma maneira. Houve um tempo em que, no teatro, a censura era principalmente um ritual de poder”, disse Gianfrancesco Guarnieri no prefácio que escreveu para o livro Censura em Cena, de Cristina Costa, em 2006. E é ele o primeiro homenageado do Projeto Censura em Cena: Leitura Dramática de “A Semente”. Coordenado pelo Observatório de Comunicação (OBCOM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e com apoio do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, a apresentação acontecerá no próximo dia 26 (sábado), das 14h às 18h. Baseado na pesquisa “Interdição e Partilha do sensível: Análise, recuperação e resgate das peças teatrais vetadas pela censura no Estado de São Paulo (1932-1966) presentes no Arquivo Miroel Silveira”, coordenado pela Profª Drª Maria Cristina Castilho Costa, o projeto tem o objetivo de trazer à tona a discussão sobre os processos de censura e as formas de controle institucional sobre a produção artística em tempos de ditadura.Extensão da pesquisa do OBCOM, as leituras serão coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Após as apresentações, será aberto debate sobre a obra. Na mesa de debates participarão a Profª Drª Maria Cristina Castilho Costa (coordenação), Renata Pallotini e o ator Flávio Guarnieri, filho do autor da peça (debatedores).

Clique aqui para conhecer o relatório produzido pelo OBCOM

26 de Setembro de 2015
14:00 - 18:00 Leitura Dramática de “A Semente”.
Coordenado pelo Observatório de Comunicação (OBCOM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e com apoio do Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, a apresentação acontecerá dia 26 (sábado), das 14h às 18h.

CENSURA EM CENA: LEITURA DRAMÁTICA DE “A SEMENTE”, DE GIANFRANCESCO GUARNIERI
DATA: 26/09/2015