Apresentação

Fazendo parte do projeto de pesquisa Interdição e Partilha do Sensível: análise, recuperação e resgate de peças teatrais vetadas pela censura no Estado de São Paulo (1932-1966) presentes no Arquivo Miroel Silveira (ECA/USP) do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM/ECA-USP) em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, o evento Censura em Cena fará leitura dramática, em 14 de novembro, da peça Sortilégio, Mistério Negro, de Abdias do Nascimento. Atividade que encerrará o III Simpósio Comunicação e Liberdade de Expressão na Atualidade será realizada nas dependências do Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP.

Primeira peça escrita por Abdias, foi apresentada, em 1951, ao sistema de censura que a vetou sem possibilidade de alterações. Somente na terceira tentativa, seis anos depois, em 1957, é que, finalmente, Sortilégio, Mistério Negro foi encenada em única apresentação, no Teatro Municipal de São Paulo.

A peça fala do drama de um homem negro (Dr. Emanuel) que mesmo formado em Direito, é discriminado pela sociedade. Para ser aceito, casa-se com Margarida, uma mulher loira que já não era virgem ao casar. Apaixonado pela negra Josefina, que se torna prostituta por falta de trabalho, Emanuel vive em crise. Num arroubo de loucura, mata sua esposa por acreditar estar sendo traído. O drama de Emanuel chega ao fim quando, sob influência de Exu, se mata.

Após leitura dramática, que contará com a presença do ator global Gésio Amadeu no papel do personagem principal, será formada mesa de discussão. Confirmadas as presenças da Profª Drª Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do projeto e mediadora da mesa, Profª Drª Elisa Larkin Nascimento, presidente do IPEAFRO e viúva do autor, e Profª Drª Dilma de Melo e Silva, da ECA/USP e membro da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/SP. 

Programação

14 de Novembro de 2015
14:00 - 18:00 CENSURA EM CENA: LEITURA DRAMÁTICA DE “SORTILÉGIO, MISTÉRIO NEGRO”, DE ABDIAS DO NASCIMENTO
DATA: 14/11/2015   

Horário: 14h às 18h   


Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo 
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º and. – Bela Vista – São Paulo

Fotos

Localização

CENSURA EM CENA: LEITURA DRAMÁTICA DE “SORTILÉGIO, MISTÉRIO NEGRO”, DE ABDIAS DO NASCIMENTO
DATA: 14/11/2015   

Horário: 14h às 18h   


Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo 
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º and. – Bela Vista – São Paulo

Contato


Eventos Anteriores