O projeto Censura em Cena envolve a leitura dramática de seis peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo e presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP e que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo.

Esse acervo vem sendo estudado desde 2002 pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa. O atual projeto tem por objetivo apresentar os textos proibidos e entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade. Para isso, incluirá a leitura das peças: A semente (1961), de Gianfracesco Guarnieri; Sortilégio (1951), de Abdias do Nascimento; Fundo do poço (1950), de Helena Silveira; Perdoa-me por me traíres (1957), de Nelson Rodrigues; Quarto de empregada (1958), de Roberto Freire; e Reportagem de um tempo mau (1965), de Plínio Marcos.

As leituras dramáticas são uma extensão da pesquisa conduzida pelo OBCOM e serão coordenadas pela escritora e dramaturga Renata Pallottini e pelo ator e diretor Roberto Ascar. Na sequência das leituras será aberto um debate sobre a obra.

Nesse mês teremos a leitura da peça Quarto de empregada, de Roberto Freire, que foi escrita em 1958 e teria sua estreia como prova final dos alunos da Escola de Arte Dramática quando foi proibida. Foi, entretanto, encenada clandestinamente pelos alunos, tendo Ruthnéa de Morais como atriz. No ano seguinte a peça foi liberada e teve sua estreia no Teatro de Arena. A peça, com duas personagens, Rosa e Suely, retrata a vida de duas empregadas domésticas que dividem o cubículo de uma casa onde trabalham e dormem. Rosa é negra e Suely é branca. O opressivo espaço do quarto é o cenário utilizado pelo autor para falar da luta de classes.

Mesa de debate: Maria Cristina Castilho Costa, Renata Palottini e Roberto Ascar.
Atrizes convidadas: Ana Clara Fischer e Maria Dirce Couto.
Músico convidado: Jean Garfunkel.

Clique aqui para ler o relatório produzido pelo OBCOM

21 de Maio de 2016
14:00 - 18:30 Grátis Inscrições no local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo.

Obcom