Apresentação

Leitura Dramática seguida de debate sobre a peça "Reportagem de um mau tempo", do escritor e dramaturgo Plínio Marcos. Um dos autores mais premiados e censurados do Brasil, Plínio Marcos escreveu peças em que coloca personagens do submundo urbano em ação, assim como o seu linguajar. Constrói tipos realistas e evoca a subalternidade desse mundo que conheceu profundamente. Mas o texto em questão é diferente - trata-se de uma colagem de trechos de diversos autores, de Brecht à Bíblia. No entanto a censura, já respaldada pela fama do autor, proíbe a encenação.
Projeto coordenado pelo Observatório de Comunicação e Expressão e Censura (OBCOM) da ECA/USP com o objetivo de recuperar os textos proibidos, entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual o seu impacto na atualidade.
O projeto concebido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, grupo de pesquisa vinculado à Escola de Comunicações e Artes da USP, visa dar continuidade a quinze anos de pesquisa sobre liberdade de expressão e censura desenvolvida em torno do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP - conjunto de 6.137 processos de censura prévia ao teatro de 1930 a 1970, no Estado de São Paulo.
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Programação

25 de Junho de 2016
14:00 - 18:00 Leitura Dramática seguida de debate sobre a peça "Reportagem de um mau tempo", do escritor e dramaturgo Plínio Marcos. 

Fotos

Localização

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo.

Contato

Obcom

Eventos Anteriores