Apresentação


No dia 27 de maio, às 14h, o Centro de Formação e Pesquisa do SESC receberá a leitura dramática da peça Berço do Herói, de Dias Gomes, uma das primeiras do teatro social do Brasil. O texto foi interditado em 1965, véspera da estréia. Os censores alegaram que a peça desmistificava a figura do herói, um ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira - FEB. Posteriormente o autor utilizou algumas ideias desse texto como subsídios para a novela Roque Santeiro.
O evento faz parte do projeto Censura em Cena, concebido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) com o objetivo de analisar peças vetadas presentes no Arquivo Miroel Silveira, estudando as razões das interdições e a repercussão de suas estreias, além de organizar as leituras dramáticas.
Após a leitura, haverá um debate com Maria Cristina Castilho Costa, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do OBCOM, a professora Renata Pallottini, coordenora das leituras dramáticas do projeto e Laura Matos, jornalista, cujo estudo é sobre a relação da novela Roque Santeiro e a ditadura militar. 

Programação

27 de Maio de 2017
14:00 - 18:00 Leitura dramática da peça “O Berço do Herói” Após a leitura, haverá um debate com Maria Cristina Castilho Costa, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do OBCOM, a professora Renata Pallottini, coordenora das leituras dramáticas do projeto e Laura Matos, jornalista, cujo estudo é sobre a relação da novela Roque Santeiro e a ditadura militar. 

Fotos

Localização

Centro de Pesquisa e Formação do SESC – Rua Dr. Plínio Barreto, 285

Contato

Obcom

Eventos Anteriores