Por meio da parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, neste encontro pretende-se debater o "direito ao esquecimento", figura jurídica evocada por impetrantes de ações, que pedem o total apagamento de fatos passados dos sites de busca da Internet, em nome de um direito individual, o de ter o passado não exposto publicamente.

A discussão alcança seu ápice com a iminência do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, de ação movida pela família de Aída Curi, vítima de rumoroso crime na década de 1950, tema do programa de televisão Linha Direta, da TV Globo em 2004.

A questão afronta, ainda, uma antiga defesa acadêmica da memória de grupos e indivíduos como forma de resguardar a História.
Por outro lado, discute-se ainda o cenário atual, influenciado pelo desenvolvimento dos novos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual, torna-se cada vez mais importante o registro e a memória dos acontecimentos, que são cada vez mais efêmeros e fugazes.

Neste debate, tem-se a intenção de refletir sobre esse conflito, que afeta a liberdade de expressão e o conhecimento da realidade.

Na ocasião acontece o lançamento do e-book "Privacidade sigilo compartilhamento", obra que reúne artigos apresentados no Seminário de mesmo nome, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.Com Maria Luiza Tucci, historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação.

Com Oscar Vilhena Vieira, pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, da Universidade de Oxford. Doutor e mestre em Ciência Política pela USP. É professor na Escola de Direito da FGV-SP.
Mediação:
Com Maria Cristina Castilho Costa, professora titular de Comunicação e Cultura da ECA-USP. Coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.
Com Patrícia Blanco, pós-graduada em Marketing pela ESPM. Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta.
Com Walter de Sousa, doutor e mestre em Comunicação pela ECA-USP. Autor de "Mixórdia no picadeiro - Circo-teatro em São Paulo" (1930-1970) (Terceira Margem, 2011). Goma-

22 de Agosto de 2017
Lançamento do e-book "Privacidade sigilo compartilhamento"

Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º and. – Bela Vista – São Paulo

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Valores:
R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira

Clique aqui para fazer sua inscrição