Pesquisas

O Obcom tem como proposta o estudo da censura e da liberdade de expressão no século XXI. Para isso, mapeia casos atuais de cerceamento à livre expressão por meio da coleta e organização de notícias publicadas na web em português, inglês e espanhol. 

O levantamento desse material é realizado por bolsistas de iniciação científica a partir de mecanismos de alerta em ferramentas de busca. A partir de critérios de notoriedade e relevância, os textos mais significativos são selecionados. O objetivo, nessa etapa, é compor um conjunto de matérias privilegiando a variedade temática e a diversidade de abordagens sobre os temas da censura e da liberdade de expressão. 

Paralelamente, o Obcom conta com um comitê científico formado por pesquisadores interessados na temática da censura e especializados em diferentes áreas do conhecimento. Esses especialistas, distribuídos em dez eixos temáticos, recebem periodicamente os textos coletados por meio do monitoramente da internet. 

A partir desse material, o comitê científico produz análises sobre as diversas formas como a censura se apresenta na atualidade. Os resultados dessas reflexões são divulgados por meio de eventos e publicações. 

Assim, a formação de uma rede colaborativa entre departamentos e pesquisadores da USP que estudam liberdade de expressão é importante para o compartilhamento das pesquisas, a troca regular de resultados e a promoção de debates em torno do tema. 

Conheça abaixo os pesquisadores do comitê científico e os eixos temáticos que fazem parte do Obcom: