Miroel Silveira: um homem de teatro no espírito do seu tempo

Jacqueline Pithan dos Santos

Dissertação de Mestrado apresentada em 2010 ao Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Comunicação (área de concentração Comunicação, linha de pesquisa Comunicação e Cultura), sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa.

Miroel Silveira participou da cena teatral brasileira no seu período de formação, entre 1930 e 1986. A partir de sua produção cultural como autor, tradutor, acadêmico e, principalmente, como crítico, a pesquisa analisou a trajetória e a contextualização dessa produção tendo como referência a história do teatro e o momento político-cultural em que foi concebida. Essa trajetória culmina com o resgate de 6.000 volumes de processos de censura prévia ao teatro existentes no Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo e que hoje compõem o arquivo que leva o nome de Miroel Silveira.