Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970

Walter de Sousa Junior

Tese de Doutorado apresentada em 2018 ao Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para defesa de doutorado na área de concentração Comunicação, linha de pesquisa Comunicação e Cultura, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa.

O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Por sua vez, essas duas se apropriaram do discurso circense, num processo evidente de circularidade cultural.